Voo Cancelado

Voo Cancelado

Busque respaldo legal para reparar os danos que lhe foram causados por um voo cancelado. Entenda seus direitos sobre este tema neste artigo.

 Linkedin marcelo lemos • 25 Nov 2022
Voo Cancelado

1. Quando um voo é cancelado pela companhia aérea?

Existem algumas razões para que a companhia aérea cancele um voo, dentre os quais podemos citar:

  • Clima desfavorável para voo;
  • Problemas de comunicação;
  • Alto tráfego aéreo;
  • Falta de tripulação;
  • Overbooking;
  • Questões técnicas do avião;
  • Poucos passageiros, entre outros.
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2. Direitos do passageiro por voo cancelado

Quando o voo é cancelado, a empresa aérea passa a ter obrigações a cumprir com o passageiro, conforme a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil - conforme veremos abaixo.

2.1. Direito à informação

É um dever da companhia aérea e um direito do passageiro de ser informado sobre eventual cancelamento ou qualquer modificação que vá interferir na sua viagem, com a antecedência mínima de 72 horas.

Entretanto, se o consumidor já tiver chegado ao aeroporto e for informado do cancelamento do seu voo, a obrigação da empresa passa a ser de prestar informações ao viajante a cada 30 minutos.

2.2. - Direito à reacomodação

Quando o passageiro possui um voo cancelado, não é admitido que ele fique sem assistência. Nesse sentido, a companhia aérea deve procurar reacomodá-lo em outro voo, para o mesmo destino, sem custo algum.

Importante dizer que, não precisa ser necessariamente da mesma empresa.

Assim, se outra companhia aérea for fazer o mesmo trajeto que o passageiro e o voo for o de horário mais próximo, o passageiro deve embarcar nesse voo gratuitamente.

2.3. Direito à remarcação da passagem ou reembolso

Quando o voo é cancelado pela companhia ou quando há uma demora maior que 4 horas, o passageiro tem direito de remarcar a sua viagem, se assim quiser, sem que haja custo algum.

A remarcação é feita para uma data que esteja dentro da disponibilidade oferecida pela empresa aérea. Ademais, também é possível solicitar o reembolso, incluindo a tarifa de embarque.

2.4. Direito à assistência material

A assistência material consiste na responsabilidade que a companhia possui com o consumidor, e irá variar conforme o tempo que este permanecer aguardando para continuar sua viagem, conforme segue:

  • Primeira hora de atraso, tem-se o direito à comunicação e acesso à internet
  • Segunda hora de atraso direito à alimentação, com fornecimento de lanches e bebidas
  • A partir da quarta hora de atraso, surge o direito de acomodação e transporte até o local da hospedagem
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3. Meu voo foi cancelado, tenho direito à indenização?

Sim. Quando um voo é cancelado, e a companhia aérea não presta o suporte necessário ao consumidor, é possível que este ingresse na Justiça buscando indenização como forma de reparação do dano causado.

3.1 - Qual é o valor da indenização que posso receber?

O valor da indenização é variável conforme o caso concreto, pois, existem vezes que o prejuízo pode ser maior ou menor.

Porém, o Tribunal de Justiça vêm fixando um piso e um teto, de modo que as indenizações não estão ficando de fora do intervalo mencionado.

4. Danos materiais

O valor do dano material dependerá de dois fatores. Primeiro, do real valor do prejuízo que foi causado ao consumidor, de modo que, deve ser listado e precificado os eventuais danos, para haver o requerimento na ação de indenização.

O segundo, deve-se verificar se o voo é nacional ou internacional, pois no caso de voos nacionais não existe um valor prefixado e o montante total será determinado pelo magistrado.

Em relação aos voos internacionais, existe o limite de 4150 DES (Direitos Especiais de Saque) para indenização, sendo que cada DES equivale a aproximadamente R$8, ou seja, R$ 33.200,00.

4.1. Danos morais

No caso das indenizações para os danos morais, também irá variar conforme as condições que o consumidor foi submetido e à postura da companhia aérea.

Assim, os valores irão variar entre R$3.000,00 mil e R$15.000,00.

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5. Qual o prazo de duração de um processo na Justiça para requerimento de indenização por cancelamento de voo?

Não é possível precisar ao certo quanto tempo demora um processo judicial, porém, com a orientação do profissional adequado e especialista, os processos costumam durar entre 6 a 12 meses até que haja o recebimento da indenização por danos materiais e/ou morais, ou 1 a 3 meses em caso de acordo

Conclusão

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado diante a situação do seu voo cancelado, caso tenha restado alguma dúvida ou precise de auxílio jurídico?

Entre em contato conosco por meio do nosso e-mail ou WhatsApp. Nós do Lemos Advogados estamos prontos para te atendê-lo!

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